Hello Baby!

SEJA BEM VINDO AO INTERCÂMBIO CULTURAL!







sábado, 5 de fevereiro de 2011

B´Nai Mitzvá- Núcleo de Adolescentes Judeus Humanistas

No dia da Reunião abaixo do Núcleo do JH do Paraná, eu propus a criação de um Núcleo para Adolescentes Judeus Humanistas dentro da nossa comunidade do JH do Brasil. O Núcleo foi criado com sucesso e denominado B´Nai Mitzvá- Núcleo de Adolescentes Judeus Humanistas.

                                     B'NAI MITZVÁ - Núcleo de Adolescentes Judeus Humanistas



Eu tbm apresentei o seguinte texto na Reunião:

                                JOVENS JUDEUS E JOVENS ÁRABES

Palpitar sobre o conflito no Oriente Médio é fácil, pois a realidade está longe de nós aqui no Brasil. O Conflito envolve muito mais do que opiniões, envolve famílias e amigos de jovens que pertencem a dois povos de pensamentos e culturas diferentes.
Quando eu converso com muitas pessoas sobre o Conflito árabe/israelense percebo que elas estão mais preocupadas em fazer do judeu e do árabe amigos do que fazer nascer o respeito entre eles. As pessoas possuem esse tipo de opinião porque não estão vivenciando o que os jovens desses dois lados estão passando. Precisamos lembrar que respeito é fundamental, porém a amizade é uma conseqüência.
Deve ser difícil para um jovem judeu israelense que viu a vida inteira mísseis caindo na sua terra ser amigo de outro jovem pertencente a um povo que possuí dois grandes grupos terroristas, responsáveis pela morte de seus amigos ou até de seus familiares.
Eu também acredito que seja difícil para um jovem palestino ser amigo de um jovem judeu, pois ele nunca entendeu muito bem o motivo pelo qual o exército israelense em várias ocasiões atacou sua terra.
Mas a questão é que as pessoas precisam perceber que deve existir respeito entre essas duas culturas, mas a amizade é algo que não pode ser imposta por opiniões.
Eu como judia acredito que nós judeus devemos respeitar os árabes  e os árabes também devem respeitar os judeus, mas ninguém deve forçar uma amizade, pois esta poderá ser construída com o tempo.
                                                                                       Marcela Barzilai


Nenhum comentário:

Postar um comentário